
Acredito que a pergunta que mais eu ouvi nesses 23 anos de prática médica foi a seguinte : Dr., eu devo tomar vitaminas ?
Acredita-se que de 20 a 30% da população , nos países desenvolvidos, faz uso de suplementos vitamínicos . Isto é benéfico ? As nossas necessidades diárias de vitaminas são baseadas em quantidades mínimas para que não haja deficiência. Será que existe benefício em usar quantidades maiores de vitaminas ?
Até o momento, não existe evidência a favor do uso de suplementos vitamínicos em geral. A maioria dos estudos epidemiológicos publicados não mostram benefícios. No caso da Vitamina E, o estudo de Cambridge mostrou uma redução de infartos não fatais, mas não mostrou redução em infartos fatais . É claro que uma redução de Infarto não fatal é obvio, mas as evidencias que isto se deve à suplementação com vitamina E não são convincentes .
Os estudos com antoxidantes mostraram que reduzem a incidência de câncer de pulmão, próstata e outros , embora Beta Caroteno (antioxidante) possa ser um simples marcador de alto consumo de frutos e vegetais, e estes sim, seriam os verdadeiros antioxidantes. Dois estudos realizados com administração de Beta Caroteno, um na Finlândia com fumantes, e outro nos Estados Unidos em trabalhadores expostos a asbesto (tipo de fibra resultante do processo de fabricação de telhas sintéticas, etc.) surpreenderam, porque as pessoas que tomaram Beta Caroteno tiveram mais câncer do que quem tomou um placebo (comprimido idêntico, embora só com substância sem nenhum efeito) .
Os estudos com Vitamina C também são conflitantes, principalmente os que dizem respeito a doença cardiovascular, já que o benefício pode ter sido consequência de uso de frutas e vegetais que tem outras substancias que também são protetoras do ponto de vista cardiovascular. A antiga crença que o uso de Vitamina C protege contra a gripe e resfriados ainda não foi comprovada pelas pesquisas que, no máximo, mostram uma redução modesta na duração dos sintomas.
No caso da vitamina D, o uso desta reduz o processo de osteoporose mas a exposição à luz solar tem o mesmo benefício.
Com relação ao uso de Ácido Fólico , as pesquisas mostararam evidencias suficientes para aconselhar o seu uso de rotina em gestantes, já que reduz a incidência de malformações no sistema nervoso do feto. Em relação ao uso deste para prevenção de doença cardiovascular os resultados ainda não são convincentes .
Finalizando, a não se que a ingestão seja inadequada (doenças prolongadas, desnutrição) suplementos vitamínicos não nos trazem benefícios, exceto nos casos de Ácido Fólico em gestantes e mulheres que estão desejando engravidar . Possivelmente haja benefício na suplementação de vitamina D em idosos . Coma bastante fruta e verdura, quanto mais colorido for seu prato melhor, maior quantidade de vitaminas e outras substancias protetoras você esará obtendo de fontes naturais e não de comprimidos ou cápsulas.
Referências ;
Bender DA, Editorial, Britsh Journal of Medicine,2002, 325:173-174, 2002
Fairfiel KM, Fletcher RH . Vitamins for chronic disease prevention in adults : scientific review. JAMA , 2002;287:3116-3126.